Blog da Realiza Imóveis

8 dicas para evitar a umidade na Serra Gaúcha

A alta umidade do ar é um fator climático característico da serra gaúcha, e torna-se uma dor de cabeça se não cuidarmos de nosso imóvel de forma adequada para amenizar os efeitos da umidade em excesso.

Abaixo separamos 6 dicas para você aplicar no seu imóvel e cessar com o excesso de umidade nos ambientes fechados. Confira

 

1 – Abra portas e janelas sempre que puder em dias de sol. Em dias nublados ou cinzentos é conveniente também deixar o ar circular por pelo menos alguns minutos.

 

2 – Utilize um desumidificador de ar elétrico com frequência, principalmente em cômodos com pouca iluminação natural. Banheiros e lavanderias costumam acumular mais umidade, nesses casos é recomendável deixar tais ambientes bem arejados utilizando até mesmo um ventilador.

 

3 – Ainda em banheiros, após o banho deixe a porta aberta para não acumular umidade. Evite também deixar as toalhas no banheiro.

 

4 – Confira com frequência a limpeza de telhados e calhas, pois o acumulo de água pode resultar em infiltrações e o inconveniente mofo em paredes internas.

 

5 – Utilize produtos específicos para desumidificação de armários e gavetas. Além ;de práticos, esses produtos são um excelente investimento por evitar mofo em roupas que utilizam-se apenas em alguns meses do ano.

 

 

6 – Utilize a função “Dry” caso possua ar condicionado. Esta função é equivalente ao uso de um desumidificador tradicional. Experimente deixar o ar ligado nesta função por alguns períodos do dia, é possível em boa parte dos aparelhos ainda regular a temperatura durante a utilização desta função.

 

7 – Evite móveis encostados às paredes. Quanto menos circulação de ar mais umidade, portanto, de tempos em tempos afaste seus móveis das paredes e deixe-os dessa forma por pelo menos algumas horas por semana. Se o seu imóvel é alugado por temporada, o recomendável é sempre deixar os móveis espaçados e só recolocá-los na posição habitual ao receber hospedes.

 

8 – Cuidado com lareiras e aquecedores por combustão. É muito bom ter a casa quentinha sempre e sem duvida o aquecimento afasta bastante a umidade, porém, lareiras e aquecedores queimam oxigênio, o que é perigoso para nós, principalmente quando estamos dormindo, correndo risco de asfixia e até intoxicação. O recomendável é deixa-los desligados logo antes de dormir e liga-los somente quando alguém está em casa para evitar acidentes.

 

Acompanhe o blog da Realiza periodicamente para mais dicas sobre a Serra Gaúcha e confira nosso catálogo de imóveis no site: www.realizaimoveis.com.br

Realiza

Add comment