Blog da Realiza Imóveis

Saiba como aproveitar o Festival de Cinema de Gramado

Gramado é uma cidade repleta de beleza e natureza: matas de araucárias seculares, ar puro, rios, animais silvestres, quedas d’água, construções charmosas, gastronomia incrível e clima romântico. Mas, todo mês de agosto o foco está em outra direção. A região vira casa do evento cinematográfico mais importante da América Latina, o Festival de Cinema de Gramado.

Conhecido a nível internacional, o evento, que em 2018 celebra sua 46ª edição, representa a história do cinema brasileiro nos últimos 46 anos. A atração traz à Serra Gaúcha celebridades do país e do exterior, além de visitantes de todos os lugares em busca do que há de mais contemporâneo no mundo do cinema.

Trouxemos no post de hoje tudo que você precisa saber para acompanhar o Festival da melhor forma possível. Confira!

O que é o Festival de Cinema de Gramado?

O Festival de Cinema de Gramado tem o objetivo de celebrar e incentivar as novas mídias e narrativas, com um panorama tanto da cinematografia brasileira e latino-americana quanto do mercado audiovisual.

Representantes das mais diversas áreas do mundo do cinema se encontram no Palácio dos Festivais e em outros pontos da cidade, para prestigiar e contemplar mostras competitivas, debates, homenagens, exibições especiais, a tradicional Mostra Gaúcha de Curtas, atividades paralelas e a esperada noite de gala do projeto escolar Educavídeo.

Foi o evento que, no início dos anos 1970, ajudou a colocar Gramado nos holofotes do país e destacá-la (juntamente com Canela) como a cidade única e charmosa que é hoje.

Como funciona a programação do evento?

O 46° Festival de Cinema de Gramado acontece dos dias 17 a 25 de agosto de 2018. Os oito primeiros dias são de mostras competitivas, exibindo os longas e curtas-metragens nacionais e estrangeiros. Já o último dia é reservado para a premiação dos vencedores e celebração final.

O Festival conta com 9 longas-metragens brasileiros e 5 estrangeiros, além de 14 curtas-metragens brasileiros e 20 curtas-metragens de produtores gaúchos. Os vencedores de cada categoria levam para casa o famoso Kikito de Ouro — troféu característico do evento.

O movimento principal ocorre na Rua Coberta, onde é estendido um tapete vermelho que marca a entrada do Palácio dos Festivais de Gramado. É por ali que passam as celebridades, artistas, cineastas, convidados e todo o público que vai acompanhar o evento.

Vale lembrar que todas as sessões de exibição são abertas ao público. Para assistir à mostra do filme é preciso adquirir ingresso, que custa R$ 50,00 por noite (com meia-entrada para estudantes e idosos). Entretanto, as reprises e demais exibições têm entrada gratuita.

Já na noite de encerramento e premiação, o ingresso custa R$ 150,00.

Quais as maiores atrações para 2018?

Além da cidade em si ser uma das mais charmosas e atrativas do Brasil, o Festival consegue trazer ainda mais glamour para Gramado. Isso porque, desde a 45ª edição, o evento passou a homenagear um país estrangeiro como convidado de honra.

O primeiro eleito foi o Canadá, levando à Serra Gaúcha convidados e exibições exclusivas. Em 2018 é a hora da Itália marcar sua presença no Festival e compartilhar com o público e os convidados suas novidades, tendências e as reflexões de suas exibições e produções cinematográficas.

Outro homenageado da edição é o ator Ney Latorraca, que contabiliza 23 longas-metragens no currículo e recebe o prêmio Troféu Cidade de Gramado.

O Festival de Cinema de Gramado é uma atração por si próprio. Além de agradar aos mais diversos gostos, ainda é sediado em uma das cidades mais encantadoras do país. Agora que você sabe como o evento funciona, tem motivos de sobra para se aventurar pela região!

E você, gostou de saber mais sobre o assunto? Então compartilhe este post com seus amigos nas suas redes sociais!

Realiza

1 comment