Blog da Realiza Imóveis

Aluguel por temporada: um trunfo no pós-pandemia

Foto: Renan Sandi

Não é novidade que com a quarentena as preferências da sociedade mudaram. Ficar mais tempo em casa tem feito muita gente observar com cautela o que realmente importa em suas residências e, sobretudo, que o lugar onde vivem é fundamental para sua qualidade de vida.

Um relatório sobre a vida no pós-pandemia foi criado pela McKinsey&Company, empresa líder no mercado de consultoria empresarial americano. De acordo com ele, é possível prever uma desvalorização da vida nas metrópoles. Isso se dá por uma combinação de três fatores: possibilidade de home office; maior possibilidade de contaminação em áreas de grande densidade populacional; menor custo de vida fora dos grandes centros urbanos.

 

Busca por qualidade de vida

Com isso, quem tem lugar de destaque é o aluguel por temporada. Se estivermos falando de cidades pequenas e com boa qualidade de vida, mais destaque ainda.

O aluguel por temporada já é um dos caminhos mais curtos para rentabilizar sobre o investimento feito em um imóvel. Não à toa, ele tem crescido substancialmente nos últimos anos. Empresas como Airbnb registram incrementos superior aos 70% no número de hóspedes de um ano para outro.

Depois da chegada da pandemia, e da natural mudança de comportamento do consumidor, a demanda por aluguel por temporada tem passado por adaptações (como o crescimento de alugueis de prazo maior – acima de 28 dias), mas segue sendo um mercado em evolução.

 

Serra Gaúcha em destaque

De acordo com uma pesquisa do TRVL LAB (Laboratório de Inteligência de Mercado em Viagens), o brasileiro estará muito mais apto a realizar viagens nacionais no pós-pandemia. Além disso, na mesma pesquisa, a Serra Gaúcha é o terceiro destino mais desejado pelo viajante nacional, a frente de cidades com o Rio de Janeiro, por exemplo.

Um levantamento feito pelo site Hotéis.com, observou que a maioria dos brasileiros (70%) afirmou que passou a valorizar mais o hábito de viajar após a experiência de confinamento, enquanto metade (50%) diz que pretende viajar com mais frequência após o afrouxamento das restrições.

 

Rentabilidade

Isso quer dizer que investir em imóveis para locação por temporada pode ser um dos grandes trunfos para a retomada econômica nacional. E há dois motivos centrais para isso: um deles é o turismo de fuga, que prevê justamente desestressar a mente depois de períodos complicados; e o outro é experimentar novas cidades para a mudança de vida.

Enquanto boa parte dos brasileiros já declarou que deve voltar a viajar assim que as medidas restritivas forem afrouxadas, uma outra parte significativa está disposta a mudar totalmente de vida assim que possível.

Então, se você tem um imóvel e pretende rentabilizar sobre ele, vale a pena analisar o retorno de sua locação por temporada.

 

 

Realiza

Add comment