Blog da Realiza Imóveis

Conheça a influência da arquitetura europeia no Brasil

Não é segredo para ninguém que, durante o processo de formação do Brasil, a nossa cultura sofreu forte influência de diversos povos.

O imigrante europeu também teve um papel fundamental nessa história, principalmente na região Sul. Podemos perceber isso facilmente quando encontramos vestígios da arquitetura europeia no Brasil.

Na Serra Gaúcha, essas características são ainda mais fortes, pois muitos alemães e italianos se instalaram lá. Além de hábitos e costumes, as cidades de Canela e Gramado devem o seu charme às construções características do velho continente.

Leia este post até o final e saiba um pouco mais sobre esse assunto!

A influência europeia na arquitetura da Serra Gaúcha

Consideradas pedaços da Europa no Brasil, é evidente que as cidades de Canela e Gramado tiveram o estilo de suas construções influenciado pelos imigrantes europeus que nelas se instalaram.

Definitivamente, não é por acaso que é possível observar a existência de diversas casas que foram construídas por meio da técnica como enxaimel, que é característica do estilo germânico.

Além dessas construções, existem outros aspectos que dão um ar europeu a essas cidades. Isso pode ser observado no famoso clima frio, que atrai diversos turistas, e nos jardins bem cuidados.

Os estilos arquitetônicos mais marcantes dessa região

Ecletismo

Implementado no Brasil no século XIX, o ecletismo tem como principal característica misturar diversos estilos do passado para criar outra linguagem arquitetônica. Por isso, é comum observar elementos das arquiteturas clássica, gótica, barroca e neoclássica em um único edifício.

Além de se basear em estilos antigos, a arquitetura eclética é caracterizada por simetria, riqueza de adornos, hierarquização de espaços e busca pela grandiosidade. Outro elemento marcante desse estilo é o uso de cores fortes, influenciado pela proposta contemporânea do Art Deco.

O ecletismo surgiu no nosso país devido à influência das políticas europeias. Contudo, pelo fato desse estilo utilizar materiais modernos, como o aço, que não era produzido no Brasil, era preciso importar parte dos insumos para fazer esse tipo de construção.

Neogótico

Surgido no final do século XVIII devido à influência do revivalismo e do medievalismo, o neogótico é um estilo que recupera as características do gótico. Por isso, é comum observarmos nas construções o uso de arcos ogivais, abóbadas cruzadas, torres e aproveitamento de luz natural.

Esse estilo começou a ser implantado em nosso país após a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808. Entretanto, o seu auge ocorreu durante o reinado de D. Pedro II.

Neocolonial

Com o objetivo de reviver nossas raízes culturais, surgiu no início do século XX o neocolonialismo.

Inspirado em elementos da arquitetura de origem ibérica, esse estilo é considerado como um movimento nacionalista, pelo fato de desejar criar algo genuinamente brasileiro, mesmo com inspiração lusitana, para fazer frente ao ecletismo dominante na época.

As principais características desse estilo são o uso de azulejos, beirais, pátios ensolarados, treliças e varandas.

Um reduto da arquitetura italiana em Canela

Não é segredo para ninguém que, devido à atmosfera europeia, as cidades de Gramado e Canela atraem milhares de turistas todos os anos. Em um simples passeio durante o inverno, você tem a sensação de estar em uma cidade do velho mundo.

Além das construções em estilo germânico, é possível encontrar em Canela um lugar que lembra a região da Toscana, o Condomínio Reserva da Serra, que foi projetado com um grande respeito ao meio ambiente e, por isso, recebeu uma certificação.

Como é possível perceber, existem diversos traços da arquitetura europeia no Brasil. Afinal, a nossa história e cultura devem muito aos povos desse continente, sendo que a influência deles é ainda mais marcante na região da Serra Gaúcha.

Já que você tem interesse em Canela e Gramado, que tal conhecer 3 casas de alto padrão dessas cidades? Com certeza elas impressionarão!

Realiza

Add comment