Blog da Realiza Imóveis

4 vinícolas em Gramado e Canela que você precisa conhecer!

É praticamente impossível pensar em Serra Gaúcha e não se imaginar apreciando vinhos de alta qualidade. Devido à forte imigração italiana, desde muito tempo, vinícolas tradicionais se instalaram pelas cidades da região e hoje são referências nacionais na produção do fermentado da uva.

As vinícolas em Gramado e Canela são algumas das atrações do local e fazem parte do que é considerado um pedaço da Europa no Brasil. Assim como aproveitar os eventos, restaurantes e belíssimas paisagens da Serra, visitar essas casas reforça sua importância como patrimônio cultural.

Por isso, independentemente da época, incluir esses lugares na sua rota é ideal para incentivar a economia local, provar exemplares únicos e descobrir o enólogo que existe em você.

Preparamos este material com algumas das vinícolas mais conhecidas e que produzem rótulos locais de impressionar. Confira a lista a seguir!

Imóveis nos melhores Bairros de Canela para morar.

1. Jolimont

Localizada na área rural de Canela, a poucos minutos do Centro da cidade, a Vitivinícola Jolimont iniciou sua história em 1948 através de imigrantes franceses. Desde a chegada até o fim da visita, o convidado é acompanhado por profissionais que explicam todo o processo da elaboração dos seus variados produtos.

A casa está sediada em um vale, que conta com belas vistas e é o parceiro ideal da oportunidade de relaxar confortavelmente degustando vinhos de altíssima qualidade premiados internacionalmente. Além de uma nova linha de cervejas especiais, de edição limitada, que estão sendo produzidas pela casa.

Para fazer a visitação, não é necessário marcar horário, uma vez que os tours ocorrem com bastante frequência tanto durante a semana como nos finais de semana. Depois da visita, é ofertada a degustação de ótimos exemplares das bebidas.

Vale ressaltar que, caso você queira adquirir rótulos, as vendas ocorrem apenas em caixas de seis unidades, que podem ser de variedades diferentes. Uma ótima oportunidade para enriquecer a sua adega.

2. Ravanello

A mais famosa vinícola de Gramado, a Ravanello já impressiona o visitante desde a chegada, já que sua construção lembra o estilo de arquitetura Toscana. É no casarão que as bebidas são preparadas, comercializadas e degustadas durante os passeios e eventos.

Como o movimento por lá é grande, os tours são realizados cinco vezes por dia e não requerem agendamento prévio. A vinícola é no estilo boutique, com produção máxima aproximada de 50.000 litros por ano e com foco na qualidade dos produtos.

A visitação inicia na parte externa, onde é apresentada a história da vinícola e pode-se apreciar beleza dos parreirais. As mudas, que vieram da Itália, são plantadas no sistema espaldeira (videiras na vertical), facilitando o manuseio e a colheita das uvas. Após, o visitante entra para conhecer os detalhes da produção das bebidas e para degustar os produtos (espumantes e vinhos).

3. Masotti

O passeio pela Vinícola Masotti inclui todo o processo de elaboração das bebidas, assim como as histórias da vinícola e do próprio sul do Brasil. Em produção desde 1931, os profissionais da vinícola explicam minimamente cada detalhe do processo da uva, assim como o cuidado com os barris.

Depois de uma verdadeira aula, os visitantes são convidados a degustar alguns exemplares das bebidas lá produzidas, como vinhos e seus famosos sucos. A vinícola faz parte da Linha Bella, que mostra todas as belezas do norte de Gramado em direção à cidade de Caxias do Sul.

Imóveis em Gramado

4. Seganfredo

Com 5 hectares dedicados à plantação de uvas para a fabricação de sucos e vinhos, a Vinícola Seganfredo proporciona aos visitantes um tour mais intimista, também explicando todo o processo de cultivo e preparação das bebidas. A casa está localizada em uma área bastante turística de Gramado e oferece vistas privilegiadas dos vales e um ar bucólico.

A vinícola conta com videiras de altíssima qualidade, vindas da Itália para produzir vinhos a partir de uvas selecionadas e com um processo artesanal, garantindo nada menos que a excelência. Depois da visita personalizada e da explicação de todos dos processos, é possível degustar espumantes, vinhos e sucos de uva integral.

Como você viu, são muitas as opções de vinícolas em Gramado e Canela, que podem agradar a todos os gostos de paladar, variando de exemplares mais leves até os mais encorpados. Não só pelas bebidas, você ainda pode desfrutar das belas paisagens que as casas oferecem, o que certamente deixa qualquer visita ainda mais interessante.

E você, gostou deste post? Então assine a nossa newsletter e seja o primeiro a receber outros conteúdos interessantes que compartilhamos por lá!

Realiza

Add comment