Já pensou em montar uma sala de cinema em casa? Essa é uma das melhores opções de lazer, principalmente quando é possível reunir toda a família. Com um catálogo de filmes que não para de crescer, a indústria cinematográfica nos presenteia com diversos lançamentos todos os anos.
Ao usufruir do melhor que a decoração e a tecnologia podem oferecer, você pode colocar diversos títulos em cartaz na sua casa. Tudo isso sem perder a harmonia e sofisticação do seu imóvel.
Confira nossas 3 dicas para fazer isso em grande estilo!
1. Defina o porte da sala e priorize o conforto
Caso você pretenda, mesmo que ocasionalmente, convidar os amigos, é necessário pensar em suprir certas necessidades, como a quantidade de lugares. Uma das alternativas é replicar, de maneira proporcional, o ambiente de uma sala de cinema tradicional.
Nesse caso, as poltronas podem ser individuais, com a possibilidade de braço reclinável (para os casais). Esse tipo de sala requer atenção à construção de degraus, para que ninguém perca nenhum detalhe das cenas. Para proporcionar mais conforto, nada impede a colocação de sofás amplos, feitos sob medida para oferecer mais lugares.
A inclinação será a mesma das poltronas, mas a sensação de estar em casa será muito maior. O respeito aos degraus se mantém, sendo que cada um deles pode comportar sofás de 2 ,3 ou mais assentos.
Seja uma sala mais compacta ou ligeiramente maior, o importante é que a comodidade seja ofertada de maneira generosa. Lembre-se de que, antes de qualquer coisa, o objetivo central é ter uma sala de cinema em casa.
2. Monte uma configuração perfeita de imagem e som
Outro ponto fundamental de uma sala de cinema é, sem surpresas, a qualidade do som e imagem. Em relação às TVs, a tecnologia 4k é a mais desenvolvida do momento. Esse é o equipamento com a melhor resolução do mercado.
Todos nós sabemos que os modelos Full HD (1080p) já são incríveis. Imagine, então, o poder de uma TV capaz de projetar um volume de pixels 4 vezes superior à de uma TV Full HD. A experiência do usuário, sem dúvida, alcança outro nível.
Para complementar a profundidade de imersão dos sentidos, você também precisa dedicar atenção ao som. Com a tela perfeita e um som cristalino, você tem tudo para levar a emoção do cinema para sua casa. A diversificação dos efeitos sonoros resulta em um projeto de som completo.
Mais do que um simples home theater, a sala deve contar com caixas de alto-falantes estrategicamente posicionadas ao redor do ambiente. Fundamental dizer que a escolha e disposição dos móveis depende do projeto acústico da sala. Assim, o som poderá transitar adequadamente por espaços específicos até chegar a cada telespectador e, finalmente, causar os impactos sonoros aguardados ou inesperados.
Há ainda outro ponto de destaque: o isolamento acústico da sala. A fim de manter o volume desejado sem incomodar os vizinhos, vale a pena adicionar mais esse aspecto ao projeto completo da sala. Mesmo que os vizinhos estejam longe, o isolamento acústico garante a tranquilidade das pessoas da casa que não estiverem na sala de vídeo.
3. Cuide da iluminação e decoração
A sala de cinema pode ser mais ou menos iluminada. De qualquer forma, as luzes devem ter tonalidade amarelada e ficarem preferencialmente embutidas no teto. Esse cuidado confere não só sofisticação, mas evita o contato direto dos olhos com qualquer foco de luz que não seja aquele proporcionado pela TV.
Quanto à decoração, existem muitas possibilidades. As laterais, por exemplo, podem receber cortinas elegantes ou quadros com pôsteres de alguns filmes. Como opção, considere a aplicação de um papel de parede que contribua para a ambientação imaginada. As cores podem combinar tanto tonalidades mais sóbrias quanto mais intensas, como o clássico vermelho.
Essas dicas são determinantes para você ter a sala de cinema em casa que sempre sonhou. Atente-se a todos os detalhes mencionados aqui e viva a magia do cinema ao máximo!
Aproveite também para compartilhar esse conhecimento com seus amigos nas redes sociais!
Add comment