A pandemia criou novos hábitos na população e trouxe consigo alguns conceitos práticos e profissionais. O home office assumiu lugar de destaque em muitas empresas, e mesmo profissionais liberais entenderam a prática como uma alternativa econômica e dinâmica para o desempenho de suas funções.
Um estudo realizado este ano pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que 30% das empresas brasileiras devem manter o home office em suas jornadas de trabalho após a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Por isso, conversamos com o arquiteto Márcio Coracini, que nos deu dicas importantes para quem quer implementar um home office bem equipado e produtivo.
Escolha um local tranquilo
Um home office precisa favorecer a produtividade, portanto, a primeira coisa que deve ser considerada é a escolha do espaço. Opte por um local silencioso, com pouca circulação de pessoas e sem distrações (televisão, sofá, cama). Você precisa ter em mente que necessita de foco e concentração para render em alto nível.
Organize o mobiliário
Seu espaço deve ser bem decorado, claro, mas, sobretudo, precisa ser organizado com objetos que estimulem ao máximo a sua produtividade. Móveis modulados são uma boa opção, mas a solução mais indicada são os móveis planejados, buscando a valorização de todo o seu ambiente.
Móveis usuais
Você vai precisar de uma escrivaninha ampla, com tampo a uma altura confortável, cadeiras com estofamento e regulagem de altura. Além disso, pode apostar em prateleiras para livros, que além de funcionais permitem acrescentar acessórios decorativos ao ambiente, armários e gaveteiro.
Cores leves e neutras
Tons neutros e leves mantém sua mente tranquila e fazem com que você aumente sua produtividade. Por isso, aposte nessas cores para paredes e mobiliário, eles ajudam a aumentar a concentração.
Ambiente bem iluminado
A luz natural é importantíssima para um ambiente profissional. Além de te ajudar com claridade, a luz do sol também oferece endorfina, deixando-o mais proativo e desperto. Portanto, opte por ambientes bem iluminados, preferindo sempre claridade externa. Caso não seja possível, trate de iluminar muito bem o seu espaço. Luz é fundamental para que você trabalhe atento e focado.
Decore com a sua cara
Seu home office é a sua casa, portanto, é importante que ele tenha a sua cara. Se você gosta de viajar, decore o espaço com objetos que remetam aos seus passeios, se você gosta de ler, use a abuse dos livros…é importante que você se sinta feliz em seu ambiente de trabalho, por isso, ele precisa ter um pouquinho de você.
Ah, uma dica importante: plantas são sempre uma boa pedida. Além de darem vida ao espaço, embelezam ambientes escuros e geram excelente contraste.
Inspiração
Mas o importante mesmo é que o espaço seja inspirador, pessoal, permitindo que você usufrua de todos os benefícios de se sentir em casa e, ao mesmo tempo, também trabalhe com produtividade e motivação.
Add comment