Blog da Realiza Imóveis
Comprar ou Alugar?

Imóveis Comerciais: Comprar ou Alugar?

Ao adquirir ou alugar um imóvel para trabalho, o profissional deixa de apenas executar suas funções e passa a ser responsável pela administração e gestão do seu negócio.
É necessário considerar sua estabilidade e ter alguma projeção para o futuro ao tomar a decisão de montar seu espaço de trabalho.

A opção de alugar ou comprar um imóvel vai de acordo com tal projeção, e neste post vamos te ajudar a entender melhor o seu perfil.

Organize suas finanças

Tenha em mente que é necessário separar suas finanças pessoais e do seu negócio. Comprar um imóvel em um bairro em expansão, que está recebendo melhorias do poder público e investimentos do setor privado, é sempre uma boa escolha se estiver dentro de seu orçamento. Caso não tenha uma perspectiva de tão longo prazo e não possua uma reserva para possíveis momentos de crise e para outros investimentos, a melhor escolha seria alugar.

ALUGUEL

A alternativa de alugar um local é mais conveniente para profissionais em início de carreira ou que estão montando seu primeiro negócio. Isso porque de início ainda não se tem uma clientela fixa e não se tem certeza se determinada localização é adequada ao seu perfil e perfil de seu público. Alugar não compromete seu capital de giro logo de início e garante um orçamento mais flexível para futuras melhorias. Outra vantagem é a possibilidade de locar um espaço maior ou menor futuramente, dependendo da situação da empresa.

Vantagens do aluguel

• O locatário não se responsabiliza pelos custos com documentação, impostos e manutenção;
• Facilidade em encerrar o contrato em casos de mudança;
• Possibilidade de dividir o aluguel com outros colegas (caso a sublocação esteja prevista no contrato).

Desvantagens do aluguel

• Não ter autonomia para fazer reformas e adaptações dependendo do contrato;
• Reajuste anual no valor do aluguel;
• O locador pode pedir a desocupação ao final do contrato. Quando isso acontece, o locatário precisa se mudar no prazo estabelecido.

COMPRA

Comprar um imóvel é um investimento no futuro, para profissionais mais experientes e estabilizados no mercado, dando-lhes a segurança de um local próprio que atende a suas
demandas e podendo modificá-lo de acordo com suas necessidades futuras.

Vantagens de comprar um imóvel

• O imóvel se torna um ativo da sua empresa, isto é, você poderá vendê-lo ou alugá-lo no momento que achar adequado;
• Um imóvel com boa localização é um investimento a longo prazo. Ele pode valorizar-se com o tempo e ser uma excelente fonte de renda.

Desvantagens de comprar um imóvel

• Os gastos com um financiamento ou compra podem ser superiores ao valor de um aluguel, podendo prejudicar seu orçamento inicial;
• Se você for novo no mercado e ainda não tem tanta experiência, esse talvez não seja um investimento tão interessante;
• Dependendo do seu planejamento, comprar pode comprometer seus planos de expansão.

Planejamento

Investir e começar um negócio requer paciência e clareza. Esteja atento ao seu público, como ele se comporta, por onde circula e seja ciente dos ônus e bônus ao iniciar.
No caso de duvidas entre em contato com um agente imobiliário para lhe auxiliar na decisão mais adequada. A Realiza tem 25 anos de experiência no ramo imobiliário e será um prazer atender a todas suas dúvidas.

Realiza

Add comment