Blog da Realiza Imóveis

O que muda nos projetos arquitetônicos pós pandemia

Mais tempo em casa, a possibilidade da permanência de trabalhar em home office depois da pandemia, o convívio mais intenso com o círculo familiar próximo durante o isolamento social e os novos hábitos que adquirimos durante o período, interferiram diretamente na maneira de construir um lar ideal.

A procura por lugares com a possibilidade de transformar um cômodo em escritório, o aumento nas metragens de cozinhas e áreas de jardinagem foram alguns dos principais itens procurados pelas pessoas nos últimos meses.

Muitos dos hábitos que acabamos adquirindo durante a pandemia vieram para ficar, de acordo com pesquisas. Voltamos a utilizar a cozinha de maneira mais intensa, procuramos ter um espaço verde para acalmar os ânimos e relaxar, estamos olhando mais para dentro – de nossas casas e de nós mesmos – e nos demos conta do que realmente nos traz paz e conforto ao ficarmos em nosso lar.

Em apartamentos menores que não possuem espaço suficiente para adaptar um local de trabalho, os projetos vêm sendo desenhados com espaços de coworking no prédio.

As portarias são redimensionadas e adaptadas para o aumento de recebimento de volumes por e-commerce e alimentação por delivery, tendo em alguns projetos, inclusive, espaços refrigerados para conservar temporariamente compras de supermercado feitas por encomenda.

O aumento de metragem também foi um dos itens mais solicitados. Tendo que permanecer por um período muito maior em casa, espaços maiores tornaram-se uma necessidade, para a saúde física e mental.

Transformamos de maneira talvez improvisada durante este período nossas moradias, em espaços para nos exercitarmos, assistirmos um filme e ouvir música com mais conforto. Essa constatação do que nos faz bem e entretém quando não temos a possibilidade de estarmos ao ar livre ou em locais públicos deixará sua marca e mudará a maneira que queremos viver e projetar nossos lares.

E para você, o que mudou? Existem hábitos que pretende manter quando a vida voltar ao habitual?

Realiza

Add comment