Blog da Realiza Imóveis

Aquecimento para casas: como garantir um inverno confortável?

O país onde vivemos tem um clima tropical, mas quando chega o inverno em algumas regiões, principalmente no sul do país, parece que nem estamos no Brasil, mas sim no hemisfério norte, não é mesmo? Temperaturas abaixo de zero são comuns de acontecer e precisamos nos proteger de todo esse frio.

Estamos aqui para ajudar! Nossa ideia é auxiliar para você escolher o melhor aquecedor para a sua casa, que pode ficar mais quentinha do que você imagina. Aquecer você e a sua família vai além de conforto, é também uma forma de zelar pelo bem-estar de quem você ama. Há muitos sistemas de aquecimento para casas no mercado hoje, por isso, vamos mostrar a diferença de cada um deles, para que você entenda qual se encaixa melhor às necessidades. Vamos lá!

Calefação

A calefação é um ótimo processo de aquecimento para casas, bastante comum principalmente nas regiões mais frias, como as cidades mais procuradas por turistas no Rio Grande do Sul: Gramado e Canela. Existem vários tipos de calefação e você precisa estudar para entender qual a melhor para a sua residência. O mais utilizado atualmente é o piso aquecido radiante. Esse é um sistema de tubos por onde passa água quente, que são instalados sob o piso da residência. O calor gerado na tubulação estende-se por toda a casa, de forma muito mais natural e confortável que os radiadores a gás. A calefação é considerada uma das formas mais sofisticadas de aquecer as residências, tanto pelo alto valor de instalação quanto pela alta performance do sistema.

Ar-condicionado split

O ar-condicionado split é uma das opções mais utilizadas em questão de espaço, consumo e aproveitamento, pois é possível utilizar o mesmo sistema no inverno e verão — se o aparelho tiver essa opção, é claro. Então, você pode ter duas funções em um só aparelho. É também uma opção muito mas econômica que a calefação, tanto para instalação quanto para consumo.

Lareira

As lareiras têm uma alta procura pela estética e alta produtividade em aquecer o ambiente — principalmente a chilena e a suíça. As lareiras aquecem o ambiente de maneira muito confortável além de trazerem muito charme para o ambiente. Hoje em dia existem diversos tipos de lenha no mercado, inclusive a lenha ecológica que é de baixo custo e produz menos fumaça. Inclusive, já existem no mercado lareiras elétricas, que são automáticas, uma forma mais sofisticada de decorar o ambiente mas que porém, produz menos calor.

Aquecedor elétrico

O aquecedor elétrico é bem antigo e bastante utilizado nas residências. É um aquecedor portátil, ou seja, pode ser carregado para vários cômodos da casa ou, até mesmo, para outros lugares. Essa fácil mobilidade atrai cada vez mais pessoas, que buscam pelo aquecimento nas temperaturas frias do sul. O seu tamanho geralmente é pequeno, mas vária conforme a escolha da pessoa. Os valores também variam muito de acordo com a potência, o tipo de estufa mais eficaz para as baixas temperaturas é o que funciona à gás.

Aquecimento Solar

O aquecimento solar é muito conhecido para aquecer a água da piscina, mas você sabia que o mesmo também pode esquentar a sua casa? Isso mesmo! O aquecimento solar aquece a água da casa de uma forma mais ecológica e sustentável. Para a instalação, é preciso uma hidráulica apropriada, além de placas solares no telhado.

Quando você estiver na procura de um imóvel para comprar, lembre-se de verificar como funciona o sistema de aquecimento do local. Muitos empreendimentos contam com espera para a instalação de calefação, ar condicionado split e lareiras, sendo necessário apenas a instalação do aparelho para se aquecer do frio.

E aí, o que achou deste conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Então, não esqueça de deixar seu comentário abaixo, que vamos esclarecer mais sobre o assunto!

Realiza

Add comment