É bastante provável que você já tenha ouvido falar sobre o conceito de automação residencial e até mesmo que, eventualmente, já experimente essa mudança na sua rotina diária. Trata-se da utilização dos recursos disponíveis de tecnologia, com o intuito de facilitar e de tornar automáticas algumas das nossas tarefas habituais.
Obviamente, as ferramentas mais modernas estão sendo, pouco a pouco, incorporadas nos mais diversos segmentos do mercado, inclusive no setor de imóveis. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com 4 excelentes dicas para investir em uma casa inteligente. Continue lendo e confira quais são elas!
1. Acesso por meio de biometria
Não é novidade para ninguém que o Brasil ainda enfrenta, infelizmente, problemas com a criminalidade, sobretudo nos seus maiores centros urbanos. Por isso mesmo, uma das mais populares utilizações da automação residencial nas grandes cidades é a limitação do acesso aos ambientes internos por meio de biometria.
Além da questão da segurança, que é muito importante, essa alternativa tem um aspecto positivo em relação à praticidade, visto que o morador poderá entrar em casa, por exemplo, mesmo que tenha esquecido suas chaves. Basta colocar o dedo no sensor biométrico e a porta será aberta instantaneamente, sem dificuldade alguma.
2. Sistema de alarme sem fio
Ainda na questão da segurança, o sistema de alarme sem fio é outro recurso muito usado em muitos dos nossos maiores centros urbanos. Esse tipo de ferramenta possibilita que você conecte seus equipamentos por fiação e instale sensores de presença e de abertura nas portas e janelas, podendo controlar e monitorar tudo pelo smartphone.
3. Controle de aquecimento do piso
Existem diversas soluções de automação residencial que são voltadas especificamente para trazer mais conforto e qualidade de vida para as pessoas. Nesse contexto, uma opção que vem ganhando muito destaque é a de controle de aquecimento do piso, que pode ser um recurso interessante tanto para cidades frias quanto muito quentes.
É possível, por exemplo, regular a temperatura de cada cômodo e, dependendo da solução adquirida, é viável fazer isso também com o ar-condicionado do quarto, o ventilador da sala de estar e muito mais, programando tudo, mesmo estando longe de casa, com o uso de um app no celular.
4. Preparação para o banho
Ainda falando em temperatura, já pensou como seria interessante chegar em casa depois de um cansativo dia de trabalho e encontrar a água da banheira na temperatura que você gosta, pronta para um banho relaxante? Pois isso também é possível por meio da automação residencial, com um comando que pode, até mesmo, ligar as bombas de hidromassagem.
Como você pôde ver ao longo desse conteúdo, a automação residencial promete ser um recurso cada vez mais empregado e a sua praticidade é imensa, especialmente se os recursos estiverem interligados em uma única central para facilitar o seu controle, como no caso de um smartphone. Essas soluções permite,, também, uma maior valorização do imóvel no mercado.
Gostou de aprender um pouco mais sobre a automação residencial? Quer conferir outros conteúdos como este? Então, não perca mais tempo e assine a nossa newsletter!
Add comment