Blog da Realiza Imóveis

É possível usar o imóvel usado como parte de pagamento para um novo? Veja aqui!

Assim como ocorre com os veículos, é comum no mercado imobiliário os proprietários desejarem trocar a sua residência antiga por uma nova. Diante dessa situação, surge uma dúvida: é possível usar o seu imóvel usado como parte do pagamento de outro?

Com o nome técnico de ‘dação’ de imóveis, esse tipo de negociação é uma boa alternativa de pagamento, podendo trazer vantagens para todos os envolvidos. No entanto, é preciso ter alguns cuidados, já que envolve alguns riscos.

Leia este artigo até o final e descubra como é possível usar o seu imóvel na compra de um novo.

O que é a permuta de imóveis?

Muitas vezes, o proprietário de um imóvel tem dificuldades para fazer a venda desse bem. Nesse cenário, a permuta surge como uma solução prática que tem como objetivo realizar a troca de duas propriedades equivalentes.

Caso os imóveis negociados não apresentem o mesmo valor, será necessária uma compensação monetária, denominada de torna, para corrigir a diferença. Esse tipo de acordo é tão versátil que é possível aplicar qualquer tipo de imóvel, como casas, apartamentos e terrenos.

Como fica o Imposto de Renda nessa negociação?

Caso a permuta ocorra sem que haja uma compensação financeira, ou seja, quando os dois imóveis são negociados com o mesmo valor, a Receita Federal tem o entendimento que não há o crescimento do patrimônio dos envolvidos. Sendo assim, não há a cobrança do imposto de renda.

Agora, caso ocorra a torna, a parte que recebeu a compensação normalmente deverá pagar o tributo. Por se tratar de uma negociação imobiliária, todas as regras e redutores existentes quando ocorre ganho de capital são aplicadas.

Quais as vantagens dessa operação?

É justamente na parte tributária que existe a maior vantagem da permuta imobiliária. Afinal, quando não ocorre alguma compensação, a negociação não é tributada. Em alguns casos, é possível haver a isenção do Imposto de Renda caso o imóvel cedido, considerando a torna, tenha valor inferior a R$ 440 mil

Outro benefício da permuta é a velocidade da negociação. É uma situação comum uma pessoa desejar vender o seu imóvel antigo para ter os recursos apara adquirir outro melhor. No entanto, isso pode demorar, pois nem sempre a venda ocorre na velocidade que se deseja.

Caso ocorra a permuta, o processo de compra é agilizado, já que o bem antigo será usado como parte do pagamento na aquisição da residência desejada.

Quais são os cuidados?

A maior dificuldade de uma negociação de permuta é as partes envolvidas chegarem a um acordo quanto aos valores de cada imóvel. Além disso, é preciso ter os mesmos cuidados que são exigidos nos contratos de compra e venda, como a comprovação da regularidade dos bens.

Por se tratar de uma negociação pouco usual, é recomendado que exista uma terceira parte, como uma imobiliária, para intermediar o acordo. Para que a permuta seja vantajosa para quem está recebendo o imóvel de menor valor, é preciso analisar se ele tem boa liquidez, o que deve ser avaliado com uma imobiliária de confiança.

Para quem esse negócio é indicado?

Como é possível perceber, a permuta é indicada para pessoas que já tem um imóvel e deseja utilizá-lo como parte do pagamento na aquisição de um novo. Visto que esse tipo de negociação pode ser mais célere do que vender o bem antigo para captar recursos que viabilizem o novo investimento.

Usar o imóvel usado como parte do pagamento de um novo pode ser uma ótima oportunidade de negócio. No entanto, para que esse acordo seja vantajoso, é preciso tomar alguns cuidados. Por isso, sempre é bom ter o apoio de uma imobiliária para intermediar essa negociação.

Caso você tenha interesse nesse tipo de negociação, entre em contato conosco. Teremos o prazer em lhe ajudar a fazer o melhor negócio possível. Até a próxima!

Realiza

Add comment