Blog da Realiza Imóveis

Como comprar imóveis na planta de forma segura? Entenda aqui!

Optar por comprar imóveis na planta pode ser de grande proveito para quem tem a possibilidade de esperar a finalização da obra. Afinal, uma aquisição desse tipo oferece vantagens como acessibilidade financeira no valor das parcelas, tempo adequado para o pagamento e valorização da propriedade na entrega das chaves.

Como toda transação imobiliária, esse tipo de compra também envolve alguns cuidados básicos por parte dos compradores. Mas, seguindo alguns passos simples e certeiros, você e sua família podem aproveitar todos os benefícios de um imóvel na planta.

Preparamos este material para que você conheça quais são as principais cautelas necessárias antes de realizar uma aquisição como essa. Confira!

Conheça o histórico da construtora

Para evitar problemas e dores de cabeça, o passo mais importante é firmar contrato com construtoras que tenham experiência e boa reputação no mercado. A investigação do histórico da empresa pode começar com pesquisas básicas no site e nas redes sociais, onde você pode encontrar depoimentos de clientes mais antigos.

Certifique-se de ser o beneficiário do seguro

Os contratos de compra e venda de imóveis geralmente contam com seguros firmados por companhias específicas. Esse tipo de acordo deve servir como uma garantia para ambas as partes, tanto para inadimplências por parte do comprador quanto para irregularidades da administradora.

É preciso se certificar de que você, como comprador, também está incluso na cláusula do seguro, pois alguns contratos registram apenas a administradora como beneficiária.

Preste atenção aos documentos

É determinado por lei que, antes mesmo de comercializar qualquer imóvel na planta, as incorporadoras devem registrar a construção em cartório, apontando o projeto aprovado pela prefeitura, o cálculo exato do terreno e a descrição dos materiais e dos acabamentos utilizados na obra.

Tais documentos são conhecidos como registro da incorporação e servem para descrever com detalhes tudo que será construído, identificar a administração da obra e nomear os responsáveis pelo empreendimento.

A verificação dos documentos de registros é um cuidado essencial justamente por ser uma prova do que foi combinado com a construtora.

Visite a obra pessoalmente

É comum que a maioria dos compradores nunca visitem o andamento da obra. Na visitação é possível encontrar erros ou problemas de construção e solicitar conserto antes que seja tarde.

A visita também serve para verificar questões como a infraestrutura urbana do local. Aproveite para checar a topografia da área, a qualidade dos serviços públicos na região e para se informar sobre planos de aprimoramento vindos do poder público e da iniciativa privada da vizinhança.

Verifique atentamente os detalhes da planta

A planta erve para que você entenda pontos cruciais da construção, como a posição solar, a quantidade de janelas e a vista do apartamento.

Por exemplo, os imóveis com frente sul recebem menos luz solar, enquanto os de frente leste e oeste têm incidência solar pela manhã e pela tarde, respectivamente. Conhecer essas características é importante para o seu benefício e até para que o apartamento seja mais valorizado em vendas futuras.

Conheça o intermediário

Saber de todos os detalhes acima é importante, mas mais ainda é contar com o auxílio de uma imobiliária de confiança. Com uma empresa sólida no mercado como aliada, você tem maiores chances de fazer ótimos negócios.

Primeiramente, porque ela só vai oferecer unidades de construtoras com boa reputação. Além disso, os corretores e especialistas podem lhe ajudar durante o processo de compra, tirando dúvidas e apresentando os melhores imóveis.

Com os cuidados que você aprendeu somados a bons hábitos de planejamento financeiro, você já pode se preparar para comprar imóveis na planta com segurança e conhecimento de sobra. Bons negócios!

E você, se sente preparado para dar esse importante passo como investidor? Então entre em contato com nossos profissionais especializados e receba um atendimento personalizado para o seu processo de aquisição!

Apartamento na planta, em fase avançada de construção, 2 suítes no Centro de Gramado
Apartamento na planta, em fase avançada de construção, 2 suítes no Centro de Gramado

Realiza

Add comment