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Saiba quais são os documentos necessários para a venda de um imóvel

Antes de fechar qualquer negociação, é preciso saber quais são os documentos necessários para venda do imóvel, e reunir a documentação necessária de todas as partes envolvidas. Para quem tem menos experiência, esse tipo de transação parece complicada, porém, com a supervisão de um corretor de imóveis, o processo pode se tornar mais simples e seguro.

Neste post, listamos os documentos concernentes ao imóvel, requeridos na maior parte das formalidades de compra e venda. Contudo, lembre-se de que existem casos particulares em que pode ser requisitado uma documentação mais específica e elaborada. Quer saber quais são os documentos necessários para venda de imóvel? Leia o nosso post completo e confira!

Certidão negativa de impostos municipais

A certidão negativa de impostos é expedida pela prefeitura. Também pode ser solicitada a cópia do carnê de imposto predial dos últimos cinco anos — essa documentação atesta que o imóvel está em dia com os impostos.

Certidão negativa vintenária de ônus reais

A certidão negativa vintenária de ônus reais é uma das mais importantes na hora de comprar um imóvel. Isso porque, nela, contém o histórico detalhado do imóvel dos últimos 20 anos, confirmando o nome de quem ele está registrado. Normalmente, os bancos solicitam essa documentação para o financiamento do imóvel.

Cópia autenticada da escritura definitiva

A escritura é o título de propriedade de qualquer imóvel. Por isso, é necessária a cópia autenticada da escritura definitiva em nome dos vendedores. Ela deve ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis. Somente assim, tem valor contra terceiros.

Certidão negativa de débitos condominiais

A certidão negativa de débitos condominiais serve para declarar, como o nome prevê, que não há débitos em aberto no imóvel. Ela deve ser solicitada a administradora do condomínio e precisa estar devidamente assinada.

Registro de ações reipersecutórias e alienações

É uma declaração para confirmar que não existem ações pessoais ou reais reipersecutórios, não havendo ônus reais sobre o imóvel.

Cópia autenticada do IPTU do ano

A cópia autenticada do IPTU do ano deve ser acompanhada pelas parcelas pagas até a data do negócio. O documento é expedido pela prefeitura, sendo a garantia de que o imóvel não está com dívidas ativas no IPTU.

Escolha de uma imobiliária com experiência no mercado

Sabemos que a maioria das pessoas não têm conhecimento aprofundado sobre legislação e documentação de imóveis e, em muitos casos, acabam saindo no prejuízo por não entender desse processo. Por isso, escolher uma imobiliária com experiência no mercado é a melhor maneira para tirar todas as dúvidas sobre o assunto e ter a certeza de que está fazendo um bom negócio.

Saber quais são os documentos necessários para venda de imóvel facilita e agiliza esse processo. A documentação correta é a garantia (tanto para quem compra quanto para quem vende) de que tudo está dentro da legislação, evitando problemas futuros.

Com este post você conferiu quais são os documentos necessários para venda de imóvel. Se essas informações foram úteis, aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar as nossas publicações!

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