Blog da Realiza Imóveis

Casa ou apartamento: como escolher o imóvel ideal na Serra Gaúcha?

São muitas as questões a serem avaliadas na hora da escolha de um lar, e a primeira delas costuma ser sobre a localização do imóvel. Nesse quesito, a Serra Gaúcha oferece muitas oportunidades de moradia, que agradam às mais diversas preferências e gostos de uma família. Ao optar por essa região, é possível ter a certeza de que seu estilo de vida terá uma ótima qualidade.

Já o segundo ponto envolve a decisão de morar em casa ou apartamento. Essa é uma questão bastante pessoal e requer uma análise profunda das suas prioridades. Embora ambas satisfaçam seus moradores, é preciso reconhecer que existe uma grande diferença entre as alternativas.

Para ajudar você nessa resolução, trouxemos neste material os prós e contras de cada opção. Assim,é possível avaliar cada uma e decidir qual delas é a melhor para a sua família. Boa leitura!

Casa

Há quem não abra mão de morar em uma casa, seja pela privacidade ou seja pela maior liberdade para atividades ao ar livre.

Vantagens

Mais espaço

O espaço de uma casa geralmente é bem maior do que o de um apartamento. Dependendo do tamanho do terreno é possível fazer alterações na planta do imóvel, adicionar moradias ou criar uma residência maior e com mais dependências.

A vantagem de ter um quintal também atrai muita gente com gostos para jardinagem ou mesmo para aproveitar um espaço privado ao sol.

Independência

Desde que o terreno e a planta do imóvel permitam, você pode fazer reformas, mudar a estrutura, adicionar ou remover cômodos. No caso de apartamentos, essa possibilidade é rara e há grandes chances de ter sempre o mesmo espaço.

Desvantagens

Maior custo de manutenção

Como não há o rateio das despesas, os gastos com manutenção e conservação do imóvel ficam inteiramente a cargo do proprietário.

Segurança

A implantação de um sistema de segurança fica a cargo do proprietário, tendo em vista que, não há portaria nem sistema deste serviço condominial. Tendo uma casa é ideal investir em muros, telas e cercas elétricas.

Apartamento

Por oferecer mais tranquilidade em relação aos cuidados rotineiros e grandes oportunidades para fazer amizades com os vizinhos, os apartamentos conquistam o coração de muitas famílias.

Vantagens

Segurança

Esse é um fator bastante favorável, especialmente em casos de portaria monitorada e controle de acesso ao prédio. É um diferencial importante onde a busca por moradias que proporcionem mais segurança é uma constante.

Conveniência

É verdade que é preciso pagar a taxa de condomínio, mas esse fato gera mais facilidades para o seu cotidiano. A segurança é feita por uma equipe contratada, a fachada do prédio é mudada sem que você precise se envolver e você tem menos detalhes burocráticos com os quais se preocupar.

Desvantagens

Taxas de condomínio

Apesar de a taxa condominial servir para várias frentes (segurança, manutenção das áreas externas, espaços de lazer etc.), essa é uma conta que deve ser paga todo o mês para que você não fique inadimplente. Portanto, precisa ser incluída no orçamento.

 Imóveis em Gramado

Qual o melhor: casa ou apartamento?

Acertar na escolha do imóvel ideal implica o conhecimento das características de cada tipo de moradia para avaliar qual deles melhor se encaixa no seu perfil. É importante considerar não apenas as necessidades do presente, mas também os seus anseios futuros. Dessa maneira você garante que fará a escolha mais acertada.

De qualquer forma, decidir entre morar em casa ou apartamento é uma tarefa bastante pessoal, que precisa ser conversada e definida entre os membros da família. Independentemente da opção, o que forma um lar é o fato de todos estarem juntos e viverem em harmonia. Agora que você conhece os prós e contras de cada alternativa, certamente pode ponderar qual delas melhor se encaixa no seu estilo de vida.

E você, gostou de entender melhor sobre cada opção? Já tem a sua preferida? Então compartilhe sua opinião nos comentários!

Realiza

Add comment