Blog da Realiza Imóveis

Passo a passo: 4 dicas para comprar uma casa em 2019

Sempre que iniciamos um novo ano, planejamos diversas mudanças em nossas vidas. Entre as várias resoluções de ano novo, uma que desperta muitas emoções é a aquisição de um imóvel.

Caso você também tenha esse desejo, é muito importante saber bem como comprar uma casa. Afinal, considerando a importância desse investimento, é preciso entender o que se está fazendo para não cometer erros.

Por isso, reunimos 4 dicas práticas para fazer essa aquisição. Você aprenderá o que é preciso fazer para realizar um investimento seguro e lucrativo. Confira!

1. Faça um planejamento financeiro

Pode parecer óbvio, mas é muito comum pessoas que desejam compra uma casa e não possuem um planejamento financeiro que viabilize essa aquisição. Como consequência, não é difícil encontrar compradores que acabam se endividando, devido a um investimento que está além das suas capacidades financeiras.

Para evitar essa situação, o primeiro passo é organizar as suas finanças pessoais. Isso possibilitará fazer um corte de gastos supérfluos para conseguir poupar parte dos rendimentos. Afinal, mesmo que a compra aconteça por meio de um crédito imobiliário, será preciso ter recursos para quitar a entrada do financiamento.

Outro ponto a ser considerado é calcular quanto será gasto mensalmente para manter esse imóvel e o custo de vida da região. Com essas informações, você conseguirá avaliar a viabilidade do seu investimento.

2. Avalie a região

Não adianta comprar um imóvel bem estruturado se ele está mal localizado. Caso isso aconteça, além trazer problemas à sua rotina, é comum que essa residência se desvalorize com o passar do tempo. Por isso, é recomendado que se escolha uma casa situada em um bom bairro, o qual esteja próximo a serviços básicos — como escolas, hospitais, padaria, supermercados e farmácia — e opções de lazer.

Para se certificar de que está fazendo um bom investimento, visite a região várias vezes antes de fechar negócio, de preferência em períodos distintos do dia e no final de semana. Com essas visitas, você saberá como é o estilo de vida na vizinhança e o perfil dos moradores.

3. Defina um objetivo e avalie as opções

Para conseguir fazer um bom negócio, é preciso conhecer bem o tipo de imóvel que você está procurando. Antes de começar a sua busca, é recomendado que se defina o que a sua futura residência deve ter para atender aos seus desejos e necessidades.

Avalie minuciosamente cada alternativa até descobrir se o imóvel atenderia às suas expectativas. Além de analisar o tamanho e a distribuição dos cômodos, não se esqueça de verificar como está a manutenção da residência, principalmente em relação ao sistema elétrico e hidráulico.

4. Escolha a melhor forma de pagamento

Caso seja possível, a melhor forma de fazer a compra de uma residência é com o pagamento à vista. Mas nem sempre essa possibilidade é viável, o que obriga o comprador a procurar recursos para viabilizar esse investimento. Diante da grande variedade de crédito imobiliário, é necessário avaliar cada opção e descobrir a mais vantajosa para o seu caso.

O mais importante é não ter preguiça para fazer pesquisas, simulações de compra e comparar as taxas cobradas pelas diferentes instituições financeiras.

Apesar de ser trabalhoso, não é difícil considerar tudo sobre como comprar uma casa na hora de fazer esse investimento de vida. Com todos os cuidados abordados, não há outra alternativa a não ser fazer a compra de um bom imóvel.

Agora, deixe um comentário dizendo o que você espera de 2019. Até a próxima!

Realiza

Add comment