Blog da Realiza Imóveis

Conheça os principais tipos de financiamento imobiliário para você

Como você já deve saber, o mercado imobiliário é um segmento bastante valorizado no Brasil e algumas regiões, como a Serra Gaúcha, conseguem passar ilesa até mesmo por períodos de crise. Diante dessa realidade, se você deseja investir e aumentar o seu capital, conhecer os principais tipos de financiamento imobiliário pode ser muito interessante.

Por conta dessa segurança, adquirir uma casa ou um apartamento exige certa liquidez. Confira o conteúdo que preparamos a seguir e conheça um pouco melhor quais são as alternativas disponíveis.

O que é um financiamento imobiliário?

A aquisição de um imóvel não é apenas um investimento seguro, mas uma maneira de ampliar o próprio patrimônio e até de garantir dias mais tranquilos para a sua família no futuro. Sendo assim, o financiamento imobiliário surge como uma opção muito interessante para o cidadão comum.

Tecnicamente, trata-se de receber um aporte monetário de um banco ou uma instituição financeira mediante a devida aprovação cadastral e assinatura de contrato, com o intuito único de comprar um imóvel. Com as perspectivas de melhora na economia do país, essa é uma tendência que deve crescer ainda mais em 2019.

Quais são os tipos de financiamentos disponíveis?

Sistema de Amortização Constante

O Sistema de Amortização Constante, conhecido por SAC, é o modelo mais comum de financiamento no Brasil. Nessa modalidade, o valor das parcelas é decrescente, ou seja, a cada prestação o preço vai ficando mais barato. Cada pagamento corresponde à amortização do montante mais os juros aplicados sobre o saldo devedor.

O cálculo é realizado fazendo a divisão do valor que foi financiado pelo número de meses para quitar o débito total. Isso quer dizer que, embora a parcela do SAC seja maior no início, ela vai reduzindo e ficando vantajosa, sobretudo no médio e no longo prazo.

É uma boa escolha para quem tem dinheiro em mãos ou pretende aumentar em breve — o que demandará mais custos no orçamento nesse período. Também é uma maneira de proteger o seu poder de compra, prevenindo-se de qualquer eventualidade que possa ocorrer.

Tabela Price

A Tabela Price é muito usada para o financiamento de veículos, mas ela pode também ser utilizada para imóveis. Nessa modalidade, o cliente vai quitando a sua dívida por meio de prestações que se mantêm constantes por todo o período do empréstimo, sendo que o valor dos juros vai diminuindo com o passar do tempo.

O benefício dessa opção é que o impacto sobre os rendimentos é constante, ou seja, você pode fazer uma programação mais tranquila, especialmente se tem estabilidade no emprego. O ponto negativo é que, se o seu salário não aumentar pelo menos o mesmo que a inflação, você perderá poder de compra.

É uma escolha certeira para quem tem um plano de carreira sólido e uma projeção financeira bacana para os próximos anos, como funcionários concursados. Em relação ao Sistema de Amortização Constante, a Tabela Price tem a vantagem de oferece prestações menores no início.

Amortização pelo SACRE

A amortização pelo SACRE, também chamada de Sistema de Amortização Crescente, é a mistura do SAC com a Tabela Price. Nessa modalidade, as prestações terão um valor crescente logo no início, mais diminuirão gradativamente com o passar do tempo.

As amortizações vão aumentando de valor, enquanto os juros ficarão cada vez menores. Optando pelo SACRE, as suas prestações vão ser mais elevadas no início, mas reduzirão no médio e no longo prazo (assim como no SAC), mas você pagará um montante menor de juros.

Entre os principais tipos de financiamento imobiliário, o SACRE surge como uma opção intermediária, sendo interessante para quem tem incerteza sobre o cenário profissional futuro, por exemplo. Também é uma alternativa para quem deseja ter prestações mais estáveis, pagando juros menores, mas por mais tempo.

Como você pôde ver, cada um dos principais tipos de financiamento imobiliário atende melhor a um perfil de cliente.

Gostou de conhecer os principais tipos de financiamento imobiliário? Então não deixe de conferir o nosso artigo sobre como usar um imóvel usado como parte do pagamento de um novo!

Realiza

Add comment