Blog da Realiza Imóveis

Tipos de investimentos: qual é o melhor para seu perfil?

Para realizar seus sonhos, não basta trabalhar duro. É preciso investir o dinheiro e construir patrimônio, pois isso possibilita conquistar seus objetivos de longo prazo. Sabendo disso, preparamos este post com os melhores tipos de investimentos.

Aqui, você conhecerá as principais opções para aplicar o rendimento do seu trabalho e verá quais são os riscos e a rentabilidade de diferentes ativos. Falaremos sobre tesouro direto, debêntures, fundos de investimento e imóveis.

Você deseja investir seu dinheiro de forma rentável e segura para construir uma vida cada vez mais próspera? Então, continue lendo!

Tesouro Direto

Por meio do Tesouro Direto, você pode investir nos títulos públicos federais. Nessa modalidade, o investidor empresta dinheiro para o governo e recebe o montante de volta, acrescido de juros, dentro de um prazo estipulado. Os títulos públicos são investimentos de renda fixa considerados altamente seguros.

A rentabilidade varia de um título para o outro. Existem os títulos prefixados (Tesouro Prefixado), nos quais o investidor sabe quanto receberá ao final da aplicação. Já nos títulos pós-fixados, a remuneração é calculada a partir de um indexador, como a Taxa Selic ou o Índice IPCA.

Debêntures

Enquanto o Tesouro Direto oferta títulos públicos, as debêntures são títulos de instituições privadas. Nesse caso, você empresta dinheiro para uma empresa, que o devolve — acrescido de juros — dentro de um prazo previamente estipulado.

A segurança de uma debênture está diretamente relacionada à solidez da companhia emissora. Por isso, é importante certificar-se de que a empresa tem uma estrutura financeira estável, pois, assim, ela poderá honrar seu compromisso com o investidor.

Por oferecerem um risco um pouco mais alto, as debêntures costumam ter rentabilidade superior à dos títulos públicos.

Fundos de investimento

Os fundos de investimento são aplicações nas quais um grupo de pessoas se reúne para investir em uma carteira (conjunto) de ativos. Cada fundo possui um gestor, que é a instituição financeira responsável por organizar as cotas disponíveis, vender as participações e repassar os lucros.

Um fundo de investimento pode conter tanto ativos de renda fixa (aqueles com rentabilidade prevista) como ativos de renda variável (ações e outros ativos nos quais o investidor não sabe quanto terá de lucro ou prejuízo).

O risco e a rentabilidade variam dependendo dos ativos que compõem a carteira. Ou seja, existem fundos de investimento para investidores de perfil conservador e outros para quem deseja arriscar mais.

Imóveis

O maior desejo de todo investidor é ver o seu dinheiro se multiplicar rapidamente, sem precisar correr riscos. Nesse sentido, o investimento em imóveis se apresenta como a alternativa mais rentável e segura.

Afinal, todo mundo sabe que as casas e apartamentos valorizam com o passar dos anos. Assim, além de oferecer qualidade de vida, esse tipo de ativo contribui fortemente para a formação de patrimônio.

Somado a isso, um imóvel conta com a solidez e a certeza de que seu capital está sendo aplicado em algo concreto. Seja para vender, alugar ou negociar, as propriedades costumam ter alta demanda, facilitando qualquer tipo de estratégia financeira.

Para quem deseja utilizar esse tipo de bem como uma alternativa de moradia, os imóveis residenciais são a opção ideal de aplicação. Já para aqueles que são investidores ou empreendedores, colocar o dinheiro em um imóvel comercial pode ser uma excelente opção para valorizar o seu patrimônio.

Como você viu, existem diversos tipos de investimentos disponíveis no mercado. Dessa forma, é importante estudar com afinco cada alternativa para identificar qual é a melhor para o seu perfil e a sua renda.

Se você gostou deste post sobre tipos de investimentos, aproveite e descubra como comprar imóveis na planta de forma segura.

Realiza

Add comment