Blog da Realiza Imóveis

Entenda como calcular os custos de mudança e o que deve considerar!

Se você trata a aquisição de um imóvel não apenas como moradia, mas como investimento, precisa ficar atento às melhores oportunidades do mercado. Muitas vezes, os negócios mais interessantes do momento estão em outra cidade. Antes de tomar qualquer decisão, é aconselhável verificar uma série de cuidados e preparativos. Nesse contexto, os principais custos de mudança merecem uma atenção especial.

Todo esse processo de análise é fundamental para atestar as vantagens daquele imóvel tão desejado. Mas quais fatores considerar na hora de efetuar tal avaliação? Confira cada um deles a seguir!

Transporte

Um dos aspectos que mais impactam os custos de mudança é, sem dúvida, o transporte. Basicamente, você deve ficar por dentro de como as empresas de mudança chegam ao preço do km rodado. Existem alguns pontos que incorporam o cálculo. Isso significa que o cálculo não é tão simples assim.

As empresas que trabalham com fretes definem o preço final com base em:

  • impostos que incidem sobre a atividade;
  • nível de faturamento do período;
  • gastos com despesas relacionadas às atividades administrativas;
  • tempo de utilização do veículo selecionado para determinado transporte.

Local de partida e de destino

A depender do porte da mudança e da distância, o processo pode levar dias até que seja concluído. Quanto mais tempo o veículo for usado, maior será o preço da operação. Logo o valor total cobrado depende consideravelmente das cidades de partida e de destino.

O transporte com um trajeto de São Paulo (capital) à região de Sorocaba, por exemplo, prevê cerca de 220 km rodados. Ao se considerar um caminhão com carga média, isso quer dizer que ele tolera até 14 toneladas. Nessas condições, a estimativa é que o deslocamento seja concluído em um dia e meio.

O tempo de uso do veículo acarreta um preço por hora, o que consequentemente gera uma diária. Então o cálculo é feito a partir do tempo de serviço, da quilometragem percorrida e dos gastos previstos pelo deslocamento.

Lembra-se da correlação entre o preço da mudança, a incidência de impostos, as despesas administrativas e a margem de lucro? Esses elementos participam do cálculo por meio do chamado mark up. Trata-se de um índice, muito usado por diversas empresas. O objetivo consiste em chegar a um preço de venda que proporcione a margem de lucro esperada pelo planejamento inicial.

O preço final dependerá da política de cada empresa de transporte. O importante é observar e comparar o preço de cada item do cálculo com aquele presente nos orçamentos de outras organizações do segmento. Desse modo, eventuais discrepâncias atreladas às diárias de uso do veículo, despesas administrativas ou preço do km rodado podem ser facilmente identificadas.

Documentos

Com relação aos gastos vinculados à documentação de compra de um imóvel, há dois destaques:

  • Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), referente ao pagamento de uma taxa que comprova a compra do imóvel. O pagamento do ITBI é requisito para a atualização do registro do imóvel;
  • registro — oficialização de que você, de fato, é o novo proprietário do bem em questão. A título de nota, o registro do imóvel também oferece um histórico de todos os proprietários anteriores, se houver.

Por fim, vale salientar a importância de pesquisar bastante a localização e arredores do imóvel. Se você pretende morar nele por algum tempo antes de colocá-lo à venda, por exemplo, veja qual é a situação da infraestrutura local.

Além de todos os custos de mudança, vale a pena avaliar as distâncias até o trabalho, universidades, supermercados, shoppings, etc. Todo esse conforto, inclusive, contribui e muito para a valorização do imóvel em um médio e longo prazo. Por falar em investimento, também é interessante pesquisar algumas opções de alto valor agregado.

Pensando nisso, confira 5 dicas essenciais na hora de escolher um apartamento de luxo ideal!

Realiza

Add comment