Blog da Realiza Imóveis

Por que morar perto das áreas verdes? Descubra os benefícios

Algumas pessoas dizem que são urbanas. Por isso, não se imaginam morando em lugares muito arborizados, pois associam natureza com a vida no interior. Bem, já foi tempo em que as áreas verdes ficavam localizadas nas regiões rurais. Hoje, é possível unir as facilidades dos grandes centros com a tranquilidade e bem-estar do contato com a natureza.

Ficou surpreso com essa afirmação? Quer melhorar a sua qualidade de vida morando em áreas verdes urbanas? Neste artigo, explicamos como realizar esse sonho!

Morar em áreas verdes é uma tendência?

Felizmente, sim! Muitas pessoas reconhecem as vantagens de residir próximo a parques ou morar em condomínios com jardins e bosques projetados. Esse público está em busca dos benefícios ecossistêmicos, ou seja, fatores que impulsionam a qualidade de vida.

O número de empreendimentos próximos a espaços naturais acompanha o ritmo dessa tendência. Por exemplo, a cidade de Gramado (referência em áreas verdes urbanas) é o endereço do condomínio O Bosque. Esse nome faz referência ao bosque de 35 hac sobre o qual o condomínio está localizado. Toda segurança e infraestrutura de lazer necessária, imersa em uma exuberante floresta cercada por uma RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural).

Outro exemplo é o condomínio Pinheiro Grosso na cidade de Canela no Rio Grande do Sul. O residencial é abraçado pela natureza da serra gaúcha. Apenas 30% do terreno é ocupado por casas e o restante pela natureza. Apenas alguns minutos, é a distância entre esse paraíso e o centro de Canela.

Quais são os benefícios de morar em áreas verdes?

Ao escolher viver próximo de locais naturais, você desfruta de benefícios, como:

Prevenção de problemas de saúde

Alguns problemas de saúde podem ser evitados pelo simples contato com a natureza. Foi o que revelou uma pesquisa feita pelo Departamento de Parques e Recreação e a Universidade de Medicina de Miami nos Estados Unidos.

Entre os males prevenidos estão:

  • a diabetes;
  • a pressão alta;
  • a depressão;
  • a insônia;
  • os problemas cardiovasculares.

Como a saúde física melhora, o sistema imunológico é fortalecido reduzindo a nossa vulnerabilidade de contrair uma doença.

Melhoria da qualidade de vida

Quando pensa em descansar depois de uma semana intensa de trabalho, o que lhe vem a mente? Normalmente, pensamos em um lugar calmo e de preferência próximo a belezas naturais. Quando retornamos de um local assim, nos sentimos renovados.

Esse efeito é proporcionado por hormônios como a endorfina, serotonina, oxitocina e dopamina que afloram em nosso corpo provocando bem-estar. Por outro lado, eles são inibidos pelo estresse e a ansiedade tão comum na agitada vida dos centros urbanos.

Sendo assim, imagine que transformação terá na sua qualidade de vida ter sensações agradáveis todo dia ao acordar e ver a paz que a natureza pode lhe proporcionar.

Menor contato com a poluição

O monóxido de carbono é um gás poluente e agressivo ao ser humano. Ele é produzido em excesso nas grandes cidades por meio de carros e indústrias. Sem perceber, inalamos esse e outros gases nocivos e nosso organismo responde cedendo a uma série de doenças respiratórias. Em especial, as crianças são afetadas.

Felizmente, as árvores sugam o monóxido de carbono para a realização da sua fotossíntese. Sendo assim, quanto maior o volume de árvores, menor será a poluição do ar. Mais um motivo para morar perto de áreas verdes.

Diante de tantos benefícios, temos certeza de que não vê a hora de encontrar um imóvel perto de uma área verde. Está pensando em algum lugar específico? Já definiu o tipo de moradia? Conta para gente. Deixe o seu comentário em nosso post!

Realiza

Add comment