Algumas pessoas dizem que são urbanas. Por isso, não se imaginam morando em lugares muito arborizados, pois associam natureza com a vida no interior. Bem, já foi tempo em que as áreas verdes ficavam localizadas nas regiões rurais. Hoje, é possível unir as facilidades dos grandes centros com a tranquilidade e bem-estar do contato com a natureza.
Ficou surpreso com essa afirmação? Quer melhorar a sua qualidade de vida morando em áreas verdes urbanas? Neste artigo, explicamos como realizar esse sonho!
Morar em áreas verdes é uma tendência?
Felizmente, sim! Muitas pessoas reconhecem as vantagens de residir próximo a parques ou morar em condomínios com jardins e bosques projetados. Esse público está em busca dos benefícios ecossistêmicos, ou seja, fatores que impulsionam a qualidade de vida.
O número de empreendimentos próximos a espaços naturais acompanha o ritmo dessa tendência. Por exemplo, a cidade de Gramado (referência em áreas verdes urbanas) é o endereço do condomínio O Bosque. Esse nome faz referência ao bosque de 35 hac sobre o qual o condomínio está localizado. Toda segurança e infraestrutura de lazer necessária, imersa em uma exuberante floresta cercada por uma RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural).
Outro exemplo é o condomínio Pinheiro Grosso na cidade de Canela no Rio Grande do Sul. O residencial é abraçado pela natureza da serra gaúcha. Apenas 30% do terreno é ocupado por casas e o restante pela natureza. Apenas alguns minutos, é a distância entre esse paraíso e o centro de Canela.
Quais são os benefícios de morar em áreas verdes?
Ao escolher viver próximo de locais naturais, você desfruta de benefícios, como:
Prevenção de problemas de saúde
Alguns problemas de saúde podem ser evitados pelo simples contato com a natureza. Foi o que revelou uma pesquisa feita pelo Departamento de Parques e Recreação e a Universidade de Medicina de Miami nos Estados Unidos.
Entre os males prevenidos estão:
- a diabetes;
- a pressão alta;
- a depressão;
- a insônia;
- os problemas cardiovasculares.
Como a saúde física melhora, o sistema imunológico é fortalecido reduzindo a nossa vulnerabilidade de contrair uma doença.
Melhoria da qualidade de vida
Quando pensa em descansar depois de uma semana intensa de trabalho, o que lhe vem a mente? Normalmente, pensamos em um lugar calmo e de preferência próximo a belezas naturais. Quando retornamos de um local assim, nos sentimos renovados.
Esse efeito é proporcionado por hormônios como a endorfina, serotonina, oxitocina e dopamina que afloram em nosso corpo provocando bem-estar. Por outro lado, eles são inibidos pelo estresse e a ansiedade tão comum na agitada vida dos centros urbanos.
Sendo assim, imagine que transformação terá na sua qualidade de vida ter sensações agradáveis todo dia ao acordar e ver a paz que a natureza pode lhe proporcionar.
Menor contato com a poluição
O monóxido de carbono é um gás poluente e agressivo ao ser humano. Ele é produzido em excesso nas grandes cidades por meio de carros e indústrias. Sem perceber, inalamos esse e outros gases nocivos e nosso organismo responde cedendo a uma série de doenças respiratórias. Em especial, as crianças são afetadas.
Felizmente, as árvores sugam o monóxido de carbono para a realização da sua fotossíntese. Sendo assim, quanto maior o volume de árvores, menor será a poluição do ar. Mais um motivo para morar perto de áreas verdes.
Diante de tantos benefícios, temos certeza de que não vê a hora de encontrar um imóvel perto de uma área verde. Está pensando em algum lugar específico? Já definiu o tipo de moradia? Conta para gente. Deixe o seu comentário em nosso post!
Add comment