Blog da Realiza Imóveis

Quais os documentos necessários para compra de imóvel à vista? Tire suas dúvidas

Sair do aluguel é o sonho de qualquer pessoa, e quando se consegue os recursos necessários para a compra de um imóvel fica ainda mais fácil de realizá-lo.

Contudo é essencial ser organizado durante a compra de uma casa própria, pois existem diversos pontos que devem ser vistos com cuidado, como é o caso da documentação.

Trata-se de uma etapa muito importante, pois traz segurança para fechar o negócio e é primordial para evitar prejuízos.

Pensando nisso, trouxemos, neste artigo, quais são os documentos necessários para compra de imóvel à vista e as vantagens dessa opção de compra. Continue a leitura e fique por dentro:

Quais as vantagens de comprar imóvel à vista?

Muitos ficam com dúvida sobre se é melhor comprar um imóvel à vista ou financiado. São duas opções muito utilizadas para a negociação imobiliária. Entretanto existem vantagens da compra à vista que se sobressaem e podem ser o diferencial para a sua escolha — e o seu bolso. Listamos elas a seguir.

Maior negociação de pagamento

Com o pagamento à vista, os valores das taxas e da entrada podem ser negociados, a fim de facilitar para o seu bolso.

Por exemplo, caso opte por pagar um valor maior na entrada, o preço final, incluindo taxas, é menor que quando comparado com pagamentos parcelados e financiados.

Melhor investimento

Se deseja pagar o mínimo possível pela casa própria, à vista ainda é a melhor escolha, pois, quando já se tem todo o dinheiro levantado, é bem mais fácil de negociar com o vendedor e conseguir um desconto.

Normalmente, os vendedores ou imobiliárias costumam dar preferência e ser mais generosos com quem faz pagamento à vista. Além disso, você foge das taxas de juros enormes do parcelamento.

Fugir da burocracia de financiamentos

Existem diversas propostas bancárias para a compra imobiliária, mas a burocracia ainda é grande. Por questões de segurança, a liberação de crédito é algo complexo, então exige muita pesquisa e paciência.

Então, se você tem tudo para pagar de uma vez só, o melhor é fugir desse processo longo e chato, certo? Evite essas preocupações com o pagamento à vista.

Quais são os documentos necessários para a compra de um imóvel à vista?

Gostou dos benefícios da compra de um imóvel à vista? Então, para que esse processo seja feito com excelência, você precisa ficar de olho nos documentos necessários para realizar a primeira etapa da compra. Confira quais são!

Documentos do proprietário

A primeira coisa que você deve fazer antes de entrar com o processo de compra é consultar a situação financeira, judicial e civil do proprietário.

Durante essa etapa, você precisa da cópia do RG, CPF, certidão de nascimento e/ou casamento para verificar o estado civil do proprietário, pois, caso tenha um cônjuge, ele(a) também precisa autorizar a venda do imóvel. E, se o vendedor tiver filhos, é essencial verificar se a casa não está registrada como objeto de herança.

Outros documentos essenciais são as certidões judiciais para analisar se o vendedor não está envolvido com algum processo. Por exemplo, no caso de ação cível, saber se o vendedor tem recursos para pagar a dívida é importante, pois a casa pode acabar sendo tomada para a quitação.

Em caso de um vendedor pessoa jurídica, alguns outros documentos são exigidos, como:

  • cópia do contrato da Junta Comercial autenticada em cartório;
  • cópia dos papéis de alterações contratuais na Junta Comercial;
  • certidão com a última data de alteração do estatuto;
  • certidão negativa de débitos estaduais, ações judiciais e com o INSS.

Documentos do comprador

Você também deve entregar alguns documentos, já que a negociação deve ser segura para ambos os lados. Em geral, as documentações exigidas são:

  • RG e CPF;
  • certidão de nascimento ou casamento;
  • cópias dos três últimos salários;
  • se comerciante, certidão de quitação de impostos federais e certidão negativa de dívida ativa na União;
  • certidões negativas de ações cíveis, fiscalizações, protesto de títulos, ações judiciais, interdições, curatela, tutela e débitos previdenciários.

Caso utilize o seu FGTS para pagar a entrada do imóvel, alguns documentos devem ser levantados, como:

  • carteira de trabalho;
  • extrato da conta do FGTS dos últimos dois anos;
  • Declaração de autorização para movimentação da conta.

Documentos do imóvel

Por fim, após a entrega da documentação do vendedor e comprador, é iniciada efetivamente a compra.

Durante esse processo, é essencial a apresentação das informações oficiais referente à propriedade. Se atente, então, aos seguintes documentos:

  • certidão atual do registro do imóvel;
  • declaração de quitação fiscal e IPTU pagas;
  • certidão de ônus reais;
  • declaração de quitação de possíveis obrigações condominiais.

E então, verificou todos os documentos e está tudo em ordem? Se tiver dificuldades, saiba que contar com uma imobiliária para ter apoio nessa transação pode facilitar ainda mais a finalização da compra.

Nós da Realiza Negócios Imobiliários somos uma das empresas com mais tempo de mercado do ramo e podemos apresentar opções de imóveis ideais para você.

Agora, você sabe quais documentos necessários para compra de imóvel à vista e as suas principais vantagens. Entre em contato conosco e conheça nosso trabalho em Canela e Gramado!

Realiza

Add comment