Blog da Realiza Imóveis

4 erros que você deve evitar ao alugar apartamento para temporada

Ter um momento de lazer é algo fundamental, e muitas pessoas não abrem mão disso. Segundo a revista Exame, o número de hospedagem de temporada cresceu muito no Brasil, a fim de atender a quantidade crescente de turistas.

Muitas pessoas estão utilizando o próprio imóvel para adquirir uma renda extra. Contudo é essencial manter a ordem, pois, são as regras estabelecidas no local que mantêm o bom funcionamento das estadias.

Para isso, se alinhar a uma lista de deveres, como regras para animais de estimação, limite de acomodação, limpeza, entre outros, é indicado.

Se você é iniciante dentro desse mercado, saiba que trouxemos esse post com os principais erros na hora de alugar um apartamento que você precisa evitar. Continue a leitura e fique por dentro!

4 erros que devem ser evitados

Seja para ganho de renda extra ou visando receber retorno sobre um imóvel, a locação de temporada pode ser uma saída muito inteligente.

Entretanto, essa modalidade tem algumas questões próprias que podem ocasionar problemas, prejudicando o seu negócio.

Assim, separamos os principais erros que você deve evitar a todo custo. São eles:

1. Não ter atenção ao fazer o contrato de aluguel

Se você utiliza agências como Trip Advisor, Airbnb e Booking, está resguardado minimamente pelos termos de compromisso dessas plataformas.

Todavia é comum ouvir relatos sobre erros no aluguel acerca das condições pré-estabelecidas, o que pode ser uma desvantagem para o locatário.

Buscando agilidade na locação, muitos proprietários não fecham negociações por meio de contratos. O problema nessa situação é que o documento tem o papel de proteger ambas as partes, evitando fraudes e assegurando os direitos do hóspede e do proprietário.

Assim, para prevenir problemas, conte sempre com um contrato de aluguel, que abranja toda a transação e possíveis situações.

A clausula deve conter, por exemplo, as datas de entrada e saída, valores da diária, forma de pagamento e sanções em casos de danos à propriedade.

2. Negociar por fora

Esse é um erro que deve ser evitado a todo custo. As agências de locação em geral têm mais segurança para proibir trocas de informações antes de a reserva ser realizada.

Ao menor sinal de que a contratação está sendo burlada, a plataforma penaliza o proprietário, fazendo com que ele não esteja nas primeiras opções de hospedagem da região estabelecida.

O anúncio também pode ser desativado, o que significa um risco para o seu trabalho e ganho de renda extra.

3. Não trabalhar com reservas

Atualmente, existem ainda muitos locadores que não têm reserva instantânea, seja para manter os preços e disponibilidade a todo momento ou para poder selecionar o cliente antes de aceitar alguma reserva.

Mas isso pode gerar problemas, pois a maioria dos viajantes procura anúncios em que seja possível fechar reserva instantaneamente.

Por conta disso, empresas como a Booking e a Expedia, trabalham somente com reservas instantâneas, fazendo com que sejam as empresas que mais faturam dentro desse mercado.

Dessa forma, é muito indicado incluir esse método de reserva na sua lista e rever seus conceitos na hora da negociação, já que provavelmente você está perdendo reservas.

4. Não contar com uma empresa de gestão e locação

Nos dias de hoje, o mercado de hospedagem de temporada cresceu muito e se consolidou, contando com empresas especializadas para gestão imobiliária.

Ainda assim, por acreditarem que vão lucrar mais por vias particulares, muitos locadores acabam perdendo negociações ao preferir não contar com o auxílio de um parceiro.

Sites e imobiliárias de confiança, além de divulgarem a sua propriedade, contribuem com um sistema de recepção e reserva eficiente, como ferramentas de feedback, check-in e entre outros.

Agora você entende quais erros evitar na hora de alugar um apartamento e tem em mãos o material ideal para aumentar as reservas dos seus imóveis. Fique sabendo que nós, da Realiza Negócios, podemos auxiliá-lo nas tarefas imobiliárias e facilitar a locação da propriedade. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

Realiza

Add comment