Blog da Realiza Imóveis

Tipos de imóvel: saiba como escolher o mais indicado para o seu perfil

No mundo financeiro, um bom negócio precisa ser sustentado pelo chamado “tripé dos investimentos”, que é composto pela rentabilidade, liquidez e segurança. Em outras palavras, a aplicação precisa gerar dinheiro, ser fácil de vender e com um risco baixo de prejuízo. Para conseguir um investimento desse nível, que atenda essas três exigências muitos investidores estão optando por comprar imóveis na Serra Gaúcha.

Quer descobrir outras vantagens dessa região? Gostaria de encontrar um imóvel compatível com o seu perfil? Acompanhe nosso artigo!

Quais são as vantagens de investir em imóveis na Serra Gaúcha?

Não há dúvidas de que adquirir uma moradia é um bom investimento. Recentemente, um artigo do site de notícias G1 ressaltou que adquirir um imóvel significa usar o dinheiro de forma inteligente. No entanto, essa matéria elencou alguns fatores que valorizam uma moradia.

Dentre eles, foi citada a boa localização. Nesse quesito, a Serra Gaúcha é exemplar. Afinal, a região recebe anualmente muitos turistas de diversas partes do mundo que se encantam com as belezas naturais.

Além disso, as cidades da Serra Gaúcha, como Gramado e Canela, têm uma infraestrutura urbana de alto nível. Devido a isso, os moradores possuem uma excelente qualidade de vida. A prova dessa afirmação é exibida no último relatório do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil.

Esse estudo mostrou que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Gramado atinge 7,64 pontos (nota considerada alta). Percentuais parecidos são encontrados nas pesquisas de outros municípios da Serra Gaúcha. Como diante de provas não há argumentos, fica claro que comprar uma moradia nessa região é conquistar o “tripé” dos investimentos.

Que tipos de imóvel são encontrados na região?

Com certeza, o tópico anterior aumentou o seu desejo de morar ou investir em uma moradia na Serra Gaúcha. Mas antes de partir para o processo de compra, ajudaremos você a diferenciar os tipos de imóvel encontrados na região.

Casa geminada

O modelo de casa geminada é muito visto nas cidades serranas do Rio Grande do Sul. São construções ligadas umas às outras que dividem proporcionalmente o mesmo lote de terreno. Um detalhe característico é a semelhança entre as residências. Sendo assim, as unidades possuem a mesma estrutura e design interno e externo.

Além disso, elas compartilham a mesma alvenaria e telhado, produzindo uma simetria visual padronizada e muito agradável. Esse conjunto de casas é considerado um condomínio, mas geralmente tem um valor de mercado menor. Dessa forma, o comprador pode conseguir uma residência bem localizada a um custo inferior a outros imóveis da vizinhança.

Apartamento

O apartamento pode ser a escolha ideal para quem deseja privacidade e viver perto do centro das cidades serranas. Existem muitas opções desse modelo de imóvel na Serra Gaúcha, desde o tamanho padrão até com uma metragem mais generosa.

Esse é um dos tipos de imóvel que possuem mais liquidez, ou seja, facilidade de revenda. Outro benefício apresentado é a possibilidade de locação por temporada ou com base na vigência anual dos contratos tradicionais.

Terrenos

Para aqueles que desejam comprar um terreno e construir a casa dos sonhos para viver, passar fins de semana com a família ou simplesmente alugar, as cidades da Serra Gaúcha oferecem lotes em locais deslumbrantes.

Nas regiões mais rurais, o descanso e a tranquilidade “abraçam” os moradores. Já nos centros, a praticidade aliada à ausência do estresse das grandes cidades atrai famílias com filhos pequenos que precisam estar próximas a escolas, hospitais e mercados.

Qual dos tipos de imóveis apresentados é o ideal para você? Muito dependerá do seu perfil. Por exemplo, os casais jovens sem filhos se adaptam bem em apartamentos pequenos. Já as famílias maiores costumam optar pelas casas por causa do espaço interno e do quintal.

Por outro lado, os investidores precisam analisar que perfil de pessoas querem atingir e, então, comprar um imóvel que se adéque às necessidades delas. Fazendo assim, será mais fácil adquirir a moradia certa, em um dos locais mais belos do Brasil!

O que achou de nosso artigo? Gostou de conhecer os tipos de imóvel encontrados na Serra Gaúcha? Agora veja 4 dicas para comprar uma casa em 2019. Boa leitura!

Realiza

Add comment